Com o Governo Federal planejando investimentos importantes e considerando a ampliação das rotas de transporte de carga e passageiros, bem como do fortalecimento das relações entre Porto e Indústria na Baixada Santista, as hidrovias têm ganhado destaque crescente nas discussões sobre logística e transporte. Esse cenário torna-se ainda mais relevante quando se observa o Porto de Santos, um dos maiores do Hemisfério Sul, engajado em explorar esse potencial de crescimento.
O tema foi abordado na 9ª edição do seminário “Hidrovia Já, Indústria & Porto” e foi um sucesso! O evento foi realizado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) nesta terça-feira (15), com apoio da Autoridade Portuária de Santos (APS), e reuniu especialistas e figuras-chave do setor.
Na composição da mesa de debates, estiveram presentes:
- Frederico da Costa Marins – Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS)
- Fabrizio Pierdomenico – Secretário Nacional de Portos – que esteve representando o Ministro de Portos e Aeroportos Márcio França
- Rogério Santos – Prefeito de Santos
- Anderson Pomini – Diretor Presidente da Autoridade Portuária de Santos
- Válter Suman – Prefeito de Guarujá
- Daltro de Deus Pereira – Conselheiro Federal do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia
- Alexander Ramos – Diretor de Relações Institucionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA-SP, representando o Engº Vinicius Marchesi, presidente do CREA-SP
- Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo – Diretor de Portos da AEAS e Diretor de Engenharia da Unisanta
- Eduardo Lustoza – Conselheiro da AEAS, Criador e Coordenador do Seminário e Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação do Porto de Santos
O debate ressaltou a importância não somente das perspectivas de investimento, mas também da capacidade das hidrovias de desempenharem papéis cruciais na logística de cargas e mobilidade de passageiros, tendo um impacto direto na parceria entre Porto e Indústria na Baixada Santista, mostrando de que maneira o sistema hidroviário poderá influenciar de forma decisiva a realidade regional.
Conforme debatido, a conexão entre um porto e a indústria por meio de vias navegáveis é de grande importância, porém, é essencial estabelecer um cronograma de construção e a quantidade de projetos no plano da autoridade portuária de Santos até 2030. Para isso, os participantes enfatizaram que é crucial combinar planejamento, liderança sólida e expertise técnica.
Clique aqui e veja as fotos.
Veja abaixo a transmissão em tempo real do evento!