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9ª edição do “Hidrovia Já” enfatiza a relevância do setor para a Baixada Santista

Com o Governo Federal planejando investimentos importantes e considerando a ampliação das rotas de transporte de carga e passageiros, bem como do fortalecimento das relações entre Porto e Indústria na Baixada Santista, as hidrovias têm ganhado destaque crescente nas discussões sobre logística e transporte. Esse cenário torna-se ainda mais relevante quando se observa o Porto de Santos, um dos maiores do Hemisfério Sul, engajado em explorar esse potencial de crescimento.

O tema foi abordado na 9ª edição do seminário “Hidrovia Já, Indústria & Porto” e foi um sucesso! O evento foi realizado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) nesta terça-feira (15), com apoio da Autoridade Portuária de Santos (APS), e reuniu especialistas e figuras-chave do setor.

Na composição da mesa de debates, estiveram presentes:

  • Frederico da Costa Marins – Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS)
  • Fabrizio Pierdomenico – Secretário Nacional de Portos – que esteve representando o Ministro de Portos e Aeroportos Márcio França
  • Rogério Santos – Prefeito de Santos
  • Anderson Pomini – Diretor Presidente da Autoridade Portuária de Santos
  • Válter Suman – Prefeito de Guarujá
  • Daltro de Deus Pereira – Conselheiro Federal do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia
  • Alexander Ramos – Diretor de Relações Institucionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA-SP, representando o Engº Vinicius Marchesi, presidente do CREA-SP
  • Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo – Diretor de Portos da AEAS e Diretor de Engenharia da Unisanta
  • Eduardo Lustoza – Conselheiro da AEAS, Criador e Coordenador do Seminário e Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação do Porto de Santos

O debate ressaltou a importância não somente das perspectivas de investimento, mas também da capacidade das hidrovias de desempenharem papéis cruciais na logística de cargas e mobilidade de passageiros, tendo um impacto direto na parceria entre Porto e Indústria na Baixada Santista, mostrando de que maneira o sistema hidroviário poderá influenciar de forma decisiva a realidade regional.

Conforme debatido, a conexão entre um porto e a indústria por meio de vias navegáveis é de grande importância, porém, é essencial estabelecer um cronograma de construção e a quantidade de projetos no plano da autoridade portuária de Santos até 2030. Para isso, os participantes enfatizaram que é crucial combinar planejamento, liderança sólida e expertise técnica.

Clique aqui e veja as fotos.

Veja abaixo a transmissão em tempo real do evento!

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