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AEAS promove mais uma edição do ‘Hidrovia Já’ com o tema ‘Indústria & Porto – Desenvolvimento Industrial Integrado a Portos Fluviais’

Nona edição do evento técnico ocorre no dia 15 de agosto, com a participação de autoridades do setor e a presença do Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França

Com o objetivo de regularizar o modal hidroviário na região da Baixada Santista, potencializando o desenvolvimento industrial integrado entre o porto e as indústrias, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) promove no dia 15 de agosto, a 9ª edição do evento “Hidrovia Já!” com uma ampla programação e a participação de autoridades e empresários ligados à área portuária e logística.

Para participar é necessário a inscrição gratuita através do site – www.aeas.com.br/cursos/. Mais informações na secretaria da AEAS (13) 3288-1110.

Na abertura, às 8h30, está prevista a participação do Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, falando sobre “Investimentos Hidroviários e Industriais para RMBS”.

Outros temas explorados durante todo o dia serão: “Hidrologia, Relevo e Hidrovias”, “Justificativa e Desenvolvimento Sustentável”, “Regulação Hidroviária”, “Transporte Fluvial de Passageiros para RM Baixada Santista”, “Restrições Físicas à Livre Navegação Fluvial” e muito mais.

“O modal hidroviário é o mais econômico em relação à energia, logística e com uma vantagem financeira e turística muito grande. Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga, Praia Grande e Cubatão possuem estuários que se utilizados na sua potencialidade acabariam com o congestionamento do porto e da entrada de Santos. É mais uma possibilidade de integrar esses municípios”, explica o engenheiro eletricista e diretor de Portos da AEAS, Eduardo Lustoza.

Uma das principais necessidades imediatas é a implementação da sinalização nos estuários para o tráfego local já estabelecido de embarcações de turismo, passageiros e carga das comunidades ribeirinhas ao redor da região, bem como para turistas e proprietários de embarcações.

O diretor de Portos ressalta que, embora a região possua atividades marítimas e fluviais em curso, exceto no canal principal do Porto de Santos, a falta de sinalização representa um risco de acidentes devido à falta de orientação governamental para aqueles que navegam nessas águas.

O 9º Seminário Hidrovia Já – ‘Indústria & Porto: Desenvolvimento Industrial Integrado a Portos Fluviais’ é uma realização da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), com o apoio do sistema Confea-CREA-Mutua.

 

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