Geral

AEAS recebe II Workshop Desastres Geológico-Geotécnicos na Baixada Santista

Entre os dias 09 e 10 de outubro de 2023, o NRSP (Núcleo Regional São Paulo da ABMS) realizou o “II Workshop Desastres Geológico-Geotécnicos Ações e Soluções para Áreas de Risco – Baixada Santista”, na AEAS (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos.

A primeira edição do evento aconteceu em maio de 2022 no Instituto de Engenharia de São Paulo e a relevância da discussão sobre o tema suscitou a realização de uma continuidade.

Durante os dois dias de evento, especialistas em geotecnia, geologia e a Defesa Civil do Estado de São Paulo puderam trocar conhecimentos visando um objetivo comum: estimular os órgãos públicos e a comunidade técnica a salvar vidas e a evitar catástrofes, por meio de uma gestão competente das áreas de risco nas cidades brasileiras.

Para o presidente do Núcleo São Paulo da ABMS, o engenheiro civil Ilan Davidson Gotlieb, os acontecimentos ocasionados pelas chuvas que atingiram São Paulo e outros estados do Brasil entre o final de 2021 e início de 2022, além da tragédia que atingiu o Litoral Paulista em fevereiro de 2023 dão ainda mais importância às discussões sobre o tema.

Palestras

A programação do 09 de outubro (segunda-feira) focou na realização de palestras sobre o tema, iniciando com a apresentação intitulada “Gestão de Riscos Geológico-Geotécnicos em Áreas Urbanas, Turísticas e Empreendimentos”, ministrada pelo geólogo e engenheiro Fabio Reis.

O bloco da manhã contou ainda com mais duas palestras “Desastre Relacionado às Chuvas Intensas na Baixada Santista em março de 2020: a experiência das Defesas Civis de Guarujá e Santos”, ministrada pelos profissionais da Defesa Civil de Santos/Guarujá, Jozzefer Vincov de Abreu e Victor Arroyo da Silva do Valle; e o tema “Ações de Prevenção e Remediação de Desastres Geológico-Geotécnicos”, apresentado pelo engenheiro civil, Diego Gazolli.

Já na parte da tarde o primeiro tema foi “Plano Municipal de Cidades Resilientes: medidas estruturais básicas e medidas não estruturais de convivência menos vulnerável com as ameaças naturais”, pelo geólogo da empresa Geosafe, Agostinho Ogura e na sequência a palestra “Risco Geológico em Evolução: Abordagens de Mapeamentos diante das Mudanças Climáticas”, ministrada pela geóloga da Defesa Civil de São Vicente, Maria Rita Barros Leite de Moraes.

O final do primeiro dia de evento contou ainda com uma mesa de debates com todos os palestrantes para a discussão dos temas apresentados durante o dia.

Diligência técnica

Já no dia 10 de outubro (terça-feira) ocorreu uma Diligência técnica ao Horto Municipal de São Vicente – Defesa Civil, acompanhada pela geóloga da Defesa Civil de São Vicente, Maria Rita Barros Leite de Moraes e pela Diretoria do Núcleo Regional São Paulo da ABMS.

O evento “II Workshop Desastres Geológico-Geotécnicos Ações e Soluções para Áreas de Risco – Baixada Santista” foi realizado pelo Núcleo Regional de São Paulo da ABMS com o apoio da ABMS Nacional (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), ABGE (Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental), ABEF (Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia), ABEG (Associação Brasileira de Empresas de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica), IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), ABJICA (Associação dos Bolsistas JICA São Paulo), AEAS (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos), Geotecnia Brasil, Defesa Civil do Estado de São Paulo, FEBRAGEO (Federação Brasileira de Geólogos), Prefeitura de Santos e UNISANTA (Universidade Santa Cecília).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Precisa de ajuda?