Crea-SP lista passeios virtuais e presenciais para curtir nas férias
São Paulo é repleto de opções para quem busca cultura e lazer. Agora, com as férias escolares e universitárias, nada melhor do que programar os passeios entre família e amigos. Afinal, são 517 museus distribuídos por todo o Estado com diferentes propostas, o maior acervo de todo o País.
Só na capital, são 111, quantidade ultrapassada apenas por outras quatro cidades no mundo: Londres (173), Berlim (158), Paris (137) e Nova Iorque (121).
Para ajudar nessa escolha, o Crea-SP selecionou algumas dicas para quem pretende se divertir sem deixar de aprender sobre a área tecnológica. Confira:
Capital
Museu Catavento
O Museu de Ciências Catavento é uma opção divertida para se aprofundar em tudo aquilo que envolve ciência: galáxias, astronomia, biomas brasileiros, corpo humano, fauna, flora e muito mais. O espaço também conta com uma sessão especial de atividades relacionadas à mecânica, às cores e ao funcionamento do som, além de uma sala de ilusões. Há ainda um laboratório com kits de Lego para construções variadas em que é possível colocar em prática soluções da Engenharia.
No final do passeio, os curiosos podem conhecer a história da sociedade, incluindo os desafios com a preservação do meio ambiente e reciclagem.
Horários e ingressos podem ser acessados aqui. Grupos precisam agendar o passeio com antecedência.
Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia
Para conhecer mais sobre a tecnologia da Engenharia, do Design e da Arquitetura, a dica é o Museu Brasileira da Escultura e da Ecologia. O local apresenta as últimas tendências do mundo artístico, inspiração para projetos inovadores e inteligentes, além de diversos segmentos da arte que priorizam a escultura e suportes tridimensionais.
Para saber mais, clique aqui.
Instituto Moreira Sales (IMS)
O espaço cultural do IMS guarda uma imersão na São Paulo antiga. Em uma verdadeira viagem no tempo é possível perceber a evolução da cidade em termos de estrutura, projetos e logística. Uma boa ideia para quem gosta de estudar novas soluções em planejamento urbano. O acervo fica disponível on-line e pode ser conferido neste link.
Região Metropolitana
Museu Tecnológico Funicular
Falando em planejamento urbano, o Museu Tecnológico Funicular, localizado no distrito de Paranapiacaba, em Santo André, guarda a história dos transportes e da logística do estado de São Paulo. Foi lá que surgiu a conhecida ‘Serra Velha’ e o primeiro sistema funicular da Serra do Mar, que ligava o porto de Santos a Jundiaí.
Inaugurado em 1867, o sistema foi construído por uma companhia de trem inglesa, responsável por transportar pessoas e cargas numa engenharia bastante interessante em que as máquinas eram movidas pelo contrapeso uma da outra, considerando o desnível da serra. Ou seja, enquanto uma descia, a outra subia.
No local, é possível conhecer um pouco mais dessa dinâmica, visitando a ferrovia, trens, máquinas, vagões e outros objetos da época. A entrada é paga, mas crianças menores de cinco anos e idosos acima de 60 possuem gratuidade. Mais detalhes aqui.
Litoral
Museu do Café
Pausa para o café? O Museu do Café, em Santos, é a dica para descobrir toda a Engenharia por trás da produção desse queridinho dos brasileiros. No local, as exposições contemplam detalhes sobre o grão, incluindo a comercialização e algumas curiosidades da bebida mais conhecida do mundo.
As visitas também podem ser feitas online. Clique aqui para saber mais.
Interior
Memorial Aeroespacial Brasileiro
Criado com o objetivo de preservar a história da indústria aeroespacial do Brasil, o Memorial Aeroespacial Brasileiro, em São José dos Campos, reúne aeronaves de produção nacional, réplicas de foguetes, mísseis de uso das Forças Armadas, curiosidades e muito mais em uma experiência visual da Engenharia Aeroespacial.
A entrada e o estacionamento são gratuitos. Agendamentos e horários devem ser conferidos no site.
Moinho Povos Unidos
Uma das atrações turísticas mais famosas de São Paulo, o Moinho Povos Unidos fica em Holambra, no interior do estado, com réplicas idênticas às estruturas holandesas de moinho dos ventos.
O mais famoso deles, e que dá nome ao local, o Moinho Povos Unidos tem 10 andares, cinco deles abertos aos visitantes. Lá, são apresentados os tipos de moinhos e para que servem, detalhando os processos de moagem de grãos e processamento de farinha, principal finalidade dos equipamentos.
Moradores da cidade têm direito ao acesso gratuito. Os demais podem conferir mais detalhes da visitação aqui.
Fonte: CREA/SP