No dia 17 de outubro de 2024, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) será palco do evento “Blue Santos”, que reunirá 100 líderes do ecossistema da Baixada Santista para discutir o futuro da região sob a ótica da Economia Azul.
Inspirado no modelo proposto por Gunter Pauli, autor do livro “A Economia Azul: 10 anos, 100 inovações, 100 milhões de empregos”, o encontro visa estimular o desenvolvimento sustentável e o impacto social e ambiental positivo na área costeira.
A iniciativa, que segue exemplos bem-sucedidos como o programa Blue Rio, buscará fazer da Baixada Santista uma referência global em sustentabilidade e inovação. Com debates focados em temas como pesca, aquicultura, turismo sustentável, biotecnologia marinha, e energias renováveis, o “Blue Santos” promoverá a troca de experiências e estudos de casos de sucesso do Brasil e do mundo.
Pedro Brito, Mathias Mangels e o representante da AEAS conduzirão a mesa redonda sobre o impacto da Economia Azul na Baixada Santista. A agenda também contará com a apresentação do Secretário de Meio Ambiente e Inovação, trazendo o “Caso Blue Rio” como exemplo para a região.
Outros temas incluirão a preservação dos ecossistemas marinhos, desenvolvimento de energias limpas e a modernização da indústria de transporte marítimo e construção naval, pilares fundamentais da economia da Baixada.
O evento é uma oportunidade para empresários, líderes comunitários, gestores públicos e ambientalistas se engajarem na criação de soluções sustentáveis que gerem emprego e promovam a preservação dos recursos naturais da Baixada Santista.
As inscrições já estão disponíveis em www.aeas.com.br/cursos