Engenharia

CREA/SP – Retrospectiva 2022

Em um ano marcado por eleições estadual e federal e pela Copa do Mundo, fica difícil elencar seus próprios destaques, certo?

Errado. O Crea-SP retomou o fôlego do período pré-pandemia e, cada vez mais ciente da capacidade de suas equipes e de seu papel transformador, não mediu esforços para melhorar suas entregas e continuar gerando valor para as empresas e os profissionais registrados.

Da participação expressiva de sua delegação no Congresso Nacional de Profissionais ao recorde histórico de ações de fiscalização, o Conselho reafirmou, ao longo dos últimos 12 meses, que, com o apoio de bons parceiros, é possível desenvolver novas frentes de trabalho e obter resultados significativos em busca da defesa, do aprimoramento e da valorização profissional.

Veja abaixo, reunidas em cinco grandes temas, algumas das ações que fizeram de 2022 um ano muito especial para o Crea-SP. E que venha 2023!

PARCERIAS

O Conselho já conhecia a receita, mas aproveitou o ano para aperfeiçoá-la. Além de desenvolver um novo instrumento de colaboração com as entidades de classe e reforçar os laços com aliados como os Tribunais de Contas do Município de São Paulo e do Estado, a aproximação com o governo estadual rendeu a instalação de uma unidade do Poupatempo no edifício-sede do Crea-SP ao lado da Estação Faria Lima do Metrô, oferecendo 400 opções de serviços.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/noticias/termo-de-colaboracao-com-as-entidades-de-classe/

https://www.creasp.org.br/noticias/governo-do-estado-inaugura-poupatempo-no-crea-sp/

 

APRIMORAMENTO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Além de consolidar o projeto Crea-SP Capacita, plataforma que oferece diversas opções de formação e atualização com ênfase em conteúdos dirigidos à área tecnológica, o Conselho aproveitou as reuniões do Colégio de Inspetores para capacitar os profissionais que representam um importante apoio ao seu trabalho de fiscalização e, sob a inspiração do tema Cidades Inteligentes, aproveitar sua expertise e propor soluções para as diferentes necessidades e o consequente desenvolvimento dos municípios do Estado. O mesmo desafio foi levado ao encontro anual do Crea-SP Jovem como forma de estimular a criatividade dos futuros profissionais.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/noticias/simposio-nacional-de-cidades-inteligentes-2/

https://www.creasp.org.br/noticias/desafio-do-crea-sp-estimula-solucoes-para-cidades/

 

FISCALIZAÇÃO

Somadas às ações já previstas no plano de trabalho construído em conjunto pela Superintendência de Fiscalização e as Câmaras Especializadas, as diligências feitas a instrumentos públicos de instalação recente, como a maior roda-gigante da América Latina e o Novo Museu do Ipiranga, bem como a intensificação das forças-tarefas em segmentos como saúde e agro, colaboraram para que a meta estipulada até o final do ano já fosse atingida no mês de novembro, quando o Crea-SP superou a marca de 400 mil ações de fiscalização neste exercício.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-fiscaliza-maior-roda-gigante-da-america-latina/

https://www.creasp.org.br/noticias/fiscalizacao-do-crea-sp-bate-meta-historica/

 

CONGRESSO NACIONAL DE PROFISSIONAIS

Dos seis encontros regionais, passando pela etapa estadual até chegar ao evento nacional, realizado em paralelo à Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia em Goiânia/GO, o estado de São Paulo mais uma vez foi destaque no trabalho de mobilização que, a cada três anos, reúne os Creas de todo o país na busca por soluções que beneficiem toda a sociedade, nesta edição apoiadas nos pilares de inovação tecnológica, infraestrutura e atuação profissional.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/noticias/sao-paulo-definiu-delegacao-para-o-11o-cnp/

https://www.creasp.org.br/noticias/area-tecnologica-e-o-desenvolvimento-nacional/

 

VALORIZAÇÃO E DEFESA DAS PROFISSÕES

Ações de apoio à  classe dos peritos judiciais, a mobilização que fez a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) voltar a exigir a obrigatoriedade da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para os projetos de microgeração distribuída relacionados à energia fotovoltaica e a retificação do edital de um concurso público na cidade de Franca que previa salários inferiores ao piso nacional para os engenheiros foram alguns dos mais relevantes exemplos de iniciativas próprias ou em parceria com o Conselho Federal que renderam vitórias à área tecnológica pela defesa de seus profissionais.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/noticias/mais-um-passo-para-valorizacao-profissional/

https://www.creasp.org.br/noticias/justica-acata-intervencao-do-crea-sp/

Fonte: Superintendência de Comunicação do Crea-SP

One thought on “CREA/SP – Retrospectiva 2022”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Precisa de ajuda?