No último dia 07/08 promovido e realizado nas instalações da AEAS – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, foi oficialmente lançada a Iniciativa BLUE SANTOS.
O evento reuniu líderes visionários e autoridades comprometidas com um futuro mais azul e próspero para cidade.
A AEAS agradece a presença e importante participação dos profissionais e organizações que representam e que prestigiaram este lançamento.
ECONOMIA AZUL: Os oceanos, mares e zonas costeiras contribuem para a segurança alimentar e a erradicação da pobreza. Mais de três bilhões de pessoas usam os oceanos para se sustentar e 80% do comércio mundial ocorre nos mares. A economia oceânica mundial é avaliada em cerca de US$ 1,5 trilhão por ano, tornando-se a sétima maior economia do mundo. Deve dobrar até 2030 para US$ 3 trilhões. A economia azul é frequentemente representada por três pilares interligados: econômico, social e ambiental. Ela se esforça para equilibrar o crescimento econômico, a equidade social (como emprego e redução da pobreza) e a preservação ambiental.
OPINIÃO DAS LIDERANÇAS EM INQUETE DURANTE A REUNIÃO EM 07/08:
DIFERENÇA DE ECONOMIA AZUL E ECONOMIA VERDE: As estratégias da economia verde tendem a centrar-se nos setores da energia, dos transportes, por vezes da agricultura e da silvicultura, enquanto a economia azul se centra nos setores das pescas e dos recursos marinhos e costeiros. Ambos incorporam estratégias para abordar a mitigação e adaptação climática.
PRÓXIMOS PASSOS: Continuidade da construção do programa específico para Santos e região de responsabilidade do Comitê Organizador – Blue Santos, que já tem como pauta:
- trabalhar na comunicação com partes interessadas, governança e estruturação do programa como o inventário da situação atual.
- organizar o próximo evento previsto para o mês de outubro 2024.