Geral

Plenária oficializa posse da primeira mulher presidente do Crea-SP

A Sessão Plenária 2.105 encerrou os encontros de conselheiros do ano de 2023 do Crea-SP, nesta quinta-feira (14/12), na Sede Angélica, com a homologação da atual diretora de Entidades de Classe, Eng. Lígia Marta Mackey, para a Presidência do Conselho, em mandato que se inicia no dia 1º de janeiro de 2024.

“A data de hoje tem um significado muito especial. É o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado há sete anos e precisa ter continuidade. Estar aqui, sendo empossada como a primeira mulher eleita em 89 anos de Crea-SP, é um grande desafio para mim”, discursou Lígia. A nova presidente da autarquia destacou a oportunidade de abrir portas para outras mulheres. “Espero que as que desejam e precisam assumir cargos de liderança acreditem em seus potenciais”, afirmou.

Com apoios renovados e manifestações de conselheiros que deixam o Plenário a partir de 2024, a reunião se estendeu por toda a manhã e foi presidida, pela última vez, pelo Eng. Vinicius Marchese. Atual presidente do Crea-SP, ele encerra o mandato este ano para assumir um desafio ainda maior em janeiro: o Confea. “É muito melhor para todo mundo quando trabalhamos em um espírito de entrega para os profissionais e de forma coletiva”, afirmou o engenheiro.

A nova diretoria da Mútua-SP, formada por Eng. Renato Archanjo de Castro, diretor geral; Eng. Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos, diretora financeira; e Eng. Ronaldo Florentino dos Santos, diretor administrativo, também tomou posse em reeleição durante a reunião. Eles agradeceram a confiança dos votos, o trabalho da gestão que está terminando e reforçaram o apoio à nova presidente. “Acredito que o Vinicius Marchese não vai deixar um legado apenas para a Engenharia, mas que transformou cada um de nós aqui”, disse o Eng. Ronaldo Santos.

Ainda nessa semana, o Eng. Daniel Robles e o Geol. Ronaldo Malheiros Figueira, que passam a representar São Paulo no Plenário do Confea como conselheiros federais titular e suplente, respectivamente, foram diplomados em Brasília, reforçando a atuação da autarquia paulista em nível nacional.

Homenagens

“Vinicius é um cara que, aos 39 anos, reúne uma série de conquistas e feitos que poucas pessoas conseguem realizar ao longo de uma vida”, declarou a jornalista Marina Mattus, assessora da Presidência, que falou em nome dos colaboradores ao presidente e ressaltou o fato de ele ser mais jovem eleito para o Conselho Federal, com recorde de votos. A Diretoria da Associação Paulista de Creanos (APC), que reúne os colaboradores do Conselho, entregou homenagens aos dois presidentes, Vinicius e Lígia.

Emocionado, Marchese tratou das mudanças pelas quais o Conselho tem passado. “Temos um time no Crea-SP que está muito focado em entregar serviços para o profissional e provou para o Brasil inteiro o quanto isso é importante. É muito comum as pessoas me procurarem para agradecer e isso é gratificante. Saio com a sensação de que tudo valeu a pena e peço para que continuem trabalhando para mudar a vida de tanta gente. Contem comigo para isso”.

Outra homenagem veio pela Associação Brasileira das Empresas e Profissionais das Telecomunicações (Aberimest). O destaque de personalidade da engenharia de infraestrutura conectada foi entregue a Marchese pelo presidente nacional da entidade, Eng. Reinaldo dos Santos. “Essa honraria é muito merecida em função da trajetória digital de inovação e tecnologia adotada em todo o Estado para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais”, acrescentou em mensagem o presidente executivo da Aberimest, Eng. Fábio Galvão.

O meio político também reconheceu a relevância dos trabalhos recentes da autarquia, que alcançou integração com o poder público para a promoção de cidades mais inteligentes, seguras e sustentáveis. A Moção de Congratulações da Câmara Municipal de Capivari e a participação do deputado estadual, Eng. Ricardo Madalena, são exemplos. “A transformação foi extrema. Conversamos com os profissionais e colegas e vemos o resultado hoje, na prática”, falou o vereador capivariano Eng. Vinicius Scarso.

“O mandato do Vinícius deixa uma transformação no Crea-SP e tenho certeza que ele fará a diferença para os profissionais do Brasil todo lá no Confea”, ressaltou o deputado Madalena, que reafirmou o seu apoio à nova gestão. “Sei da perseverança, dinamismo, trabalho e seriedade da Lígia e isso vai ser imposto aqui. Pode contar com a Assembléia de São Paulo para, junto ao governo do Estado, fazer a interlocução para valorizar cada vez mais a nossa classe”, garantiu.

Foi apresentada na Plenária a décima edição da Revista CREA São Paulo, que traz à capa os melhores trabalhos de pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias, curso do Crea-SP Capacita desde 2019. “Foram 350 startups criadas e mais de 2 mil engenheiros capacitados. As melhores propostas estão sendo apresentadas na publicação. Para nós, de dentro da sala de aula para o mercado, é o encerramento de um trabalho”, agradeceu a diretora de Educação, Eng. Agr. Andrea Sanches. A edição já está disponível para acesso on-line.

 

Fonte: assessoria de comunicação do CREA/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Precisa de ajuda?