O processo ficou mais simples, mantendo a validade jurídica e eliminando burocracias. Isso foi possível graças à integração das ferramentas internas com os sistemas do Governo Federal, o que aumenta a segurança e autenticidade, reduzindo riscos de fraudes e falsificações, além de tornar essa etapa mais transparente e automatizada.
Para a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, essa modernização é um passo essencial, que reflete o compromisso do Conselho com a evolução contínua das práticas de transparência e valorização da classe. “Estamos investindo em tecnologia e inovação para transformar a experiência dos profissionais, oferecendo ferramentas que proporcionam maior integração com os outros órgãos”, destacou.
A inovação é fruto de um trabalho colaborativo. “Esse projeto foi desenvolvido pela equipe interna do Crea-SP em um convênio com o Ministério da Economia. A atualização está alinhada às melhorias que estamos implementando, focadas nos profissionais. Priorizamos iniciativas que oferecem soluções para facilitar o dia a dia deles”, afirmou o superintendente de Tecnologia do Conselho, Marcelo Ferreira Pessoa.
O processo de assinatura é simples e feito no próprio CreaNet. Basta acessar o sistema utilizando a conta GovBR de nível Prata e, ao preencher a ART, clicar em “assinar”. Uma mensagem de texto será enviada para o celular cadastrado com um código, que deve ser informado na sequência. Vale destacar a necessidade de manter todos os dados cadastrais no sistema atualizados.
Acesse aqui o tutorial de assinatura de documentos
Fonte: Assessoria de Comunicação CREA/SP