Engenharia

CREA/SP: Retrospectiva 2024

Veja os destaques do ano

Fazer mais. Nos últimos meses, o Crea-SP reforçou seu compromisso com as empresas e os profissionais registrados, reafirmando seu papel de parceiro na construção de um futuro mais eficiente, mais conectado e mais sustentável.

Tendo pela primeira vez uma mulher à frente de sua gestão em 90 anos de história, o Conselho estabeleceu novas parcerias, desenvolveu novas iniciativas e consolidou seu protagonismo nos debates que impactam diretamente a sociedade. Veja a seguir alguns dos destaques do ano.

FISCALIZAÇÃO

A atividade-fim do Conselho ganhou novo fôlego com o reforço de parcerias importantes: com a Seclima e a participação nas Operações Integradas de Defesa das Águas (OIDA) e com os inspetores, cuja qualificação foi o foco dos encontros realizados em São Carlos e São Sebastião.

Além da capacitação promovida durante o treinamento do SEFISC em Bragança Paulista, o trabalho desenvolvido em São Paulo ganhou projeção federal com a participação do corpo técnico do Conselho paulista na Força Tarefa Nacional de Fiscalização promovida pelo Confea, ocasião em que as boas práticas desenvolvidas no Estado foram compartilhadas com os Creas de todo o país.

Saiba mais:

Crea-SP participa de Força-Tarefa Nacional

Colégio de Inspetores 2024 foca na capacitação

PARCERIAS

Juntos somos mais fortes, é verdade. E o Crea-SP sabe disso. Além de seguir valorizando as conexões de longa data com o Conselho Federal, as entidades de classe (com destaque para as 13 declarações de utilidade pública obtidas) e o Tribunal de Contas do Estado, novas parcerias seguem surgindo, sempre com o intuito de melhorar os serviços oferecidos ao seu público.

Da aproximação com o governo federal, quando a relação entre a valorização profissional e o desenvolvimento do país se evidenciou, à conquista de novos parceiros, como a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (um marco ambiental ao contabilizar 100 mil Cadastros Ambientais Rurais – CARs efetivados) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), essa capacidade de articulação já está ampliando o campo de atuação do Conselho e oferecendo novas oportunidades aos profissionais registrados.

Saiba mais:

Confea, Crea-SP e governo federal estreitam laços

Cooperação técnica entre Crea-SP e TCESP

ATENDIMENTO

O olhar diferenciado que o Conselho aplicou ao longo do ano em direção ao seu público-alvo, majoritariamente formado pelas empresas e pelos profissionais registrados, vem ao encontro daquilo que foi estabelecido como prioridade pela atual administração: desburocratizar e oferecer um atendimento de qualidade.

Do primeiro passo, que foi ouvir e entender as reais necessidades desse público, à ação, implementando uma série de melhorias com impacto imediato na rotina profissional de milhares de pessoas, foram muitas as conquistas: a centralização da gestão de processos e documentos no SEI! e das solicitações de registro no CreaNet; ajustes finos no sistema de ART, como a assinatura on-line e a atualização do sistema da CAT; e o projeto que vai criar um fluxo próprio para as instituições de ensino superior atualizarem suas informações.

Saiba mais:

Menos burocracia: Confea trabalha para integrar Crea-SP no SEI Multiórgãos

Assinatura on-line da ART

SUSTENTABILIDADE

O Conselho segue empenhado em fazer a sua parte para construir um mundo mais sustentável: é signatário da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e, pautado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), vem focando suas ações em políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança (ESG).

Da promoção desse debate durante a realização do 5º Encontro Paulista de Engenharia Ambiental e do evento “Meio Ambiente: Restauração e Reabilitação de Rios Urbanos”, à preparação do Manual Orientativo de Fiscalização de Energias Renováveis, o Crea-SP também partiu para ações práticas: o lançamento do projeto piloto “Carbono Neutro” em Franca e o plantio de 150 mudas de árvores nativas na Zona Leste da Capital paulista são iniciativas que visam à compensação ambiental.

Saiba mais:

Governança socioambiental é desafio global

Crea-SP promove projeto piloto de descarbonização

90 ANOS

Nove décadas em atividade: por trás dessa marca expressiva existe um Conselho que, experiente, busca se reinventar e olhar para o novo. O aniversário aconteceu em maio, mas a celebração se estendeu pelo ano todo.

Das iniciativas próprias, com o marco histórico de ter a primeira presidente mulher, desenvolvendo e estimulando cargos de lideranças dentro e fora do Conselho, às homenagens dos parceiros, o Crea-SP reafirmou sua missão de salvaguardar a sociedade, entendendo que isso só é possível graças às ações e ao comprometimento de pessoas. É nas memórias construídas pelos profissionais da área tecnológica do Estado que o Conselho segue contando sua própria história.

Saiba mais:

90anos

Crea-SP celebra nove décadas de existência

EQUIDADE DE GÊNERO E INCLUSÃO

Os 90 anos do Crea-SP marcaram também o primeiro ano de uma mulher eleita para estar à frente de sua gestão: a engenheira Ligia Mackey e seu comprometimento em melhorar a experiência de profissionais e empresas na utilização dos serviços do Conselho.

Os impactos desse feito histórico impulsionaram outras frentes: dobrou o número de mulheres na composição da Diretoria, o Comitê Gestor do Programa Mulher ampliou o alcance de suas iniciativas e de seu poder de fala, duas profissionais de São Paulo foram reeleitas para o Conselho Deliberativo da ABNT e, somado a isso, o Crea-SP assumiu o compromisso de combater a violência e promover os direitos das mulheres em atendimento à norma ABNT PR 1019.

Saiba mais:

Conheça a primeira presidente do Crea-SP

Balanço: Seis meses da nova gestão

APRIMORAMENTO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Completando cinco anos de existência, o Crea-SP Capacita alcançou seu amadurecimento: a plataforma do programa de formação continuada ganhou uma reformulação completa, não apenas visual, mas principalmente de conteúdo para, assim, oferecer uma melhor experiência no processo de difusão de conhecimento.

Rompendo fronteiras, o Conselho sediou o 1º Seminário de Capacitação Internacional do Sistema Confea/Crea e Mútua, que teve a participação da Sociedade Americana de Engenheiros Civis e sinalizou para um possível intercâmbio internacional, ampliando as possibilidades de aprimoramento para os profissionais.

Saiba mais:

Crea-SP Capacita ganha novo site

Engenharia Civil rompe barreiras geográficas com EUA

VALORIZAÇÃO E DEFESA DAS PROFISSÕES

Os profissionais não estão sozinhos: o Crea-SP segue de olho em editais e concursos públicos que oferecem oportunidades na área tecnológica, mas não vêm observando os requisitos mínimos garantidos por lei.

O respeito ao piso salarial em Pacaembu, Araçoiaba da Serra, São Carlos e Pirassununga (entre mais de 30 mobilizações do Conselho), a equiparação de geólogos e engenheiros geólogos, o acordo histórico que garantiu acesso ilimitado à visualização das normas ABNT, a inclusão de docentes entre os agraciados com o Prêmio Crea-SP e a criação do Banco de Talentos são apenas alguns dos exemplos da participação do Conselho em iniciativas que visam garantir novas oportunidades aos profissionais e às empresas da área tecnológica.

Saiba mais:

Valorização profissional no foco do Sistema

Crea-SP lança nova plataforma de vagas

INOVAÇÃO

O ano marcou a consolidação do projeto CreaLab São Paulo, a plataforma que conecta pessoas, organizações e startups que estejam em busca de inovação. Maratonas de tecnologia que desafiam seus participantes a encontrar soluções inovadoras fazem parte da iniciativa, como o Ideathon.

O principal braço físico dessa empreitada é a rede de unidades de coworking, espaços de trabalho que funcionam gratuitamente por agendamento por todo o Estado. Durante o ano, foram inaugurados novos pontos em Sorocaba, São Roque, Mogi Guaçu, Guarulhos, São José do Rio Pardo, Espírito Santo do Pinhal, Cotia, Mauá, Artur Nogueira e Ribeirão Pires, fechando o ano com 33 unidades já em funcionamento.

Saiba mais:

Home

Ideathon Crea-SP: uma maratona de soluções

POLÍTICAS PÚBLICAS

Promover debates que estimulem a busca por soluções para as principais dores dos municípios e de sua população e, assim, garantir o protagonismo dos profissionais nas decisões que impactam diretamente a sociedade tem sido a tônica dos encontros que o Conselho vem realizando para reunir, em uma mesma arena, área tecnológica e poder público.

O Fórum de Políticas dividiu-se entre Taubaté, Adamantina, Mogi Mirim, Ribeirão Preto e São Paulo para cobrir 100% do território estadual na proposição de cidades mais inteligentes. Já o Fórum de Planejamento Urbano concentrou-se na Capital paulista para focar no crescimento sustentável do Estado e trouxe a experiência da cidade colombiana de Medellín, parâmetro mundial em inovação urbana e resiliência social.

Saiba mais:

A tecnologia a favor do desenvolvimento das cidades

Os caminhos para cidades resilientes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Precisa de ajuda?