Representantes do Confea e Crea-SP apresentaram as ações em parceria com o órgão
As medidas educacionais em execução para garantir a melhor formação dos futuros profissionais da área tecnológica foram tema da reunião do Colégio de Instituições de Ensino de São Paulo (CIES-SP). Na quarta-feira (18/09), o Crea-SP reuniu especialistas no Coworking da Sede Angélica para reforçar a importância da aproximação da autarquia com as universidades e órgãos responsáveis, em especial o Ministério da Educação (MEC), e como essa missão está sendo desenvolvida com o apoio do Sistema Confea/Crea e Mútua.
“Queremos melhorar cada vez mais o nosso ensino com foco em engenharia, e é de extrema importância debater os caminhos para alcançar essa excelência. Vamos abrir as portas, nos aproximar das secretarias de educação e, dessa forma, levar o Conselho aos alunos”, afirmou a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, na abertura da reunião.
O encontro começou com a apresentação de uma iniciativa desenvolvida em conjunto com algumas das principais universidades de São Paulo: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Após diversas conversas entre os conselheiros da autarquia e os pró-reitores, foi firmado um termo de colaboração que estabelece que qualquer alteração nos projetos pedagógicos ou a criação de um novo curso, deve ser apresentada ao Crea-SP, que analisará a proposta e definirá as atribuições profissionais corretas.
“Somos um único Sistema. Queremos sempre o melhor para nossos profissionais, e nós, docentes, estamos focados em oferecer o melhor também para nossos alunos. A proposta de aproximação está sendo executada e o primeiro passo com as universidades paulistas já foi dado”, comentou o diretor de Educação, Eng. Civ. Paulo Cesar Segantine.
Ao longo da reunião, os participantes conheceram mais detalhadamente os títulos profissionais e alguns dos projetos envolvendo o Sistema Confea/Crea e Mútua, além de outras instituições. Com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), por exemplo, está sendo discutido o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e o regulamento do exercício da profissão de tecnólogo nas áreas abrangidas pelo Conselho. Com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), estão em debate os referenciais curriculares nacionais. Além disso, o Confea continua atuando junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE), discutindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que impactam o sistema profissional das engenharias.
“A pauta é comum: proporcionar a melhor formação para garantir o exercício da profissão. Esse debate é de extrema importância para destacar que a nossa base são as instituições de ensino e as entidades de classe, e que precisamos dessa aproximação, desse trabalho conjunto”, afirmou o conselheiro federal e representante da Educação e Engenharia do Confea, Eng. Osmar Barros Junior, palestrante da reunião.
Antes do encerramento, outros assuntos de interesse foram abordados, como as novas diretrizes curriculares e a necessidade de que o corpo docente da área tecnológica seja formado por profissionais registrados. A necessidade de intensificar ainda mais a relação de confiança entre todos os envolvidos ficou evidente durante toda a reunião. “Nosso principal objetivo é justamente essa aproximação entre as instituições de ensino com o Confea e Crea-SP”, afirmou o coordenador adjunto do CIES, Eng. Roberto Racanicchi.
Junior reforça que a missão do Sistema é gerenciar, regular e fiscalizar, e uma boa formação facilita esse trabalho. “O encontro de hoje foi uma ótima oportunidade para alinhamentos e para apresentar ao CIES as ações que estão sendo realizadas no âmbito do Confea e do MEC”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Comunicação CREA/SP